top of page
Foto do escritorGisele S. Corrêa

Quatro mitos sobre TDAH que dificultam o diagnóstico correto

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição comum, que afeta pelo menos 5% das crianças em idade escolar. Infelizmente, existem muitos mitos em torno do TDAH que podem dificultar o diagnóstico correto e o tratamento eficaz.

 

Você sabia que TDAH não é apenas um transtorno infantil?


Mito 1:


TDAH é um transtorno que afeta apenas crianças. Na verdade, muitas pessoas com TDAH são diagnosticadas mais tarde na vida. Adultos com TDAH podem experimentar dificuldades com atenção, organização e tomada de decisão.

 

TDAH não é um transtorno que afeta apenas meninos


Cerca de 14,5 milhões de mulheres no mundo foram diagnosticadas com TDAH. No entanto, muitas mulheres com TDAH são diagnosticadas incorretamente com depressão, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo.
 

Má alimentação e má disciplina não causam TDAH


Mito 2


TDAH é causado por má alimentação ou falta de disciplina.

  • O TDAH é uma condição neurológica

  • Não é causado por escolhas de estilo de vida ou fatores ambientais

  • Pode ter uma forte componente genética

 

TDAH não é um transtorno inventado pela indústria farmacêutica

​Mito 3

​TDAH é um transtorno inventado pela indústria farmacêutica.

​Fato

​TDAH é um transtorno real que foi descrito pela primeira vez há mais de 100 anos. O tratamento com medicamentos pode ser eficaz para muitas pessoas, mas existem outras opções de tratamento disponíveis.

 

O diagnóstico do TDAH requer uma avaliação completa


Mito 4

  • TDAH pode ser diagnosticado apenas por um exame médico simples.

Fato

  • Na verdade, o diagnóstico de TDAH requer uma avaliação completa da história médica da pessoa, assim como o exame neurológico, avaliação neuropsicológica e outros exames de apoio para ajudar a descartar transtornos que podem causar dificuldades semelhantes e a identificar comorbidades que agravam os sintomas do TDAH. É importante procurar um profissional de saúde mental qualificado para o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

 

O tratamento do TDAH pode ajudar a melhorar a qualidade de vida


Com o tratamento adequado, muitas pessoas com TDAH podem melhorar sua capacidade de se concentrar, gerenciar suas emoções e ter mais sucesso em suas relações pessoais, acadêmicas e profissionais.
 

Não deixe o TDAH definir quem você é


ADHD


meditação


Suporte ADHD

​As pessoas com TDAH são muito mais do que sua condição. Com terapia, suporte social e outras estratégias, é possível gerenciar o TDAH e aproveitar ao máximo suas habilidades e potencial.

As pessoas com TDAH são muito mais do que sua condição. Com terapia, suporte social e outras estratégias, é possível gerenciar o TDAH e aproveitar ao máximo suas habilidades e potencial.​

Encontrar um grupo de suporte ou uma comunidade de pessoas com TDAH pode ser uma fonte valiosa de apoio, compreensão e conexão.​

 

Para saber mais


Clique aqui para fazer download gratuito do Ebook "TDAH adulto: da suspeita ao tratamento".


Clique aqui para assistir aos vídeos "TDAH: principal dificuldade e tratamento" e "TDAH e seu impacto na autoestima".

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page