O Autismo leve pode ser difícil de diagnosticar em adultos, já que muitas vezes os sintomas são menos evidentes do que em crianças.
Características do Autismo leve em adultos
As características do Autismo leve em adultos incluem dificuldades sociais e de comunicação, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Esses sintomas podem ser menos evidentes do que em crianças e muitas vezes não são percebidos ou interpretados de forma adequada.
Comunicação | Interesses | Comportamento |
Problemas em detectar e interpretar emoções nas interações sociais. Pode ser excessivamente formal. | Tendência a se apegar a rotinas e interesses restritos ou limitados. | Comportamentos repetitivos ou estereotipados, movimentos corporais incomuns ou repetitivos. |
Dificuldades na identificação de sintomas
Identificar os sintomas de Autismo leve em adultos pode ser difícil por diversas razões.
Muitos dos sintomas são menos óbvios do que em crianças ou aparecem de forma diferente.
Pode haver uma falta de consciência geral sobre o Autismo em adultos.
Desenvolvimento de comportamentos de compensação das dificuldades que podem mascarar os sintomas.
Profissionais de saúde mental podem ter dificuldades para identificar o Autismo leve em adultos.
Atraso no diagnóstico e impacto na vida adulta
Atrasos no diagnóstico podem ter um grande impacto na vida dos adultos com Autismo leve.
A falta de um diagnóstico pode levar a anos desnecessários de luta e sofrimento, bem como a um tratamento inadequado para a saúde mental. - Tony Attwood
Adultos com Autismo leve podem enfrentar dificuldades no trabalho, nas relações sociais e românticas devido à falta de compreensão de suas necessidades. Além disso, o atraso no diagnóstico pode impedir o acesso à ajuda e aos recursos disponíveis.
Fatores que contribuem para o diagnóstico tardio
Vários fatores podem contribuir para o diagnóstico tardio do Autismo leve em adultos.
Falta de conhecimento e sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista em adultos por parte de muitos profissionais de saúde mental.
Sintomas menos óbvios do que em crianças e que podem ser mascarados por comportamentos compensatórios.
Dificuldade dos profissionais de saúde mental em reconhecer e interpretar os sintomas uma vez que muitos se baseiam em listas de comportamentos os invés de compreender e saber operacionalizar os critérios diagnósticos principais.
Ideias errôneas prevalentes sobre o Autismo tais como "Autista não entende metáfora" (quando a inteligência está preservada é possível aprender o significado e saber quando usar metáforas mais comuns); "autista não tem amigos" (o fato de ter amigo em si não invalida o diagnóstico); "autista não olha nos olhos" (alguns autistas podem aprender a manter contato visual à custa de muito esforço e desconforto, gerando estresse e esgotamento na tentativa de "se adequar" ao que é esperado); "todo autista sempre evita contato social" (há autistas extrovertidos e que podem ter maior busca por interações, porém de forma atípica ou sem que consiga manter a interação de forma adequada sem apoio).
Importância de buscar um diagnóstico
Buscar um diagnóstico para o Autismo leve pode ser muito importante para ajudar os adultos a obter o apoio e os recursos de que precisam para prosperar.
Obter um diagnóstico preciso pode ser um primeiro passo importante para gerenciar sintomas e desfrutar de uma vida plena.
Buscar um diagnóstico pode abrir portas para uma melhor compreensão das próprias necessidades, habilidades e limitações.
Obter um diagnóstico pode ajudar a procurar terapias e recursos específicos para o Autismo leve.
O diagnóstico pode favorecer o senso de pertencimento à medida que a pessoa pode encontrar outras pessoas com características semelhantes e que compartilhem de suas dificuldades por terem o mesmo diagnóstico.
Conhecer o diagnóstico pode ser um importante fator de proteção à autoestima uma vez que ajuda a compreender o porquê de alguns comportamentos e suaviza ou até faz cessar os julgamentos equivocados que a pessoa recebe dos outros devido a alguns de seus comportamentos que, na verdade, são devido aos sintomas do autismo e não falhas morais ou má vontade.
Como um profissional pode auxiliar
Profissionais de saúde mental podem desempenhar um papel importante no reconhecimento e no diagnóstico do Autismo leve em adultos.
Realize uma avaliação inicial cuidadosa | Ouça e acredite | Busque informações adicionais |
Realize uma avaliação cuidadosa que leve em consideração as características específicas do Autismo em adultos. | Seja aberto e acolhedor e evite fazer julgamentos precipitados. | Explore recursos e continue buscando informações para obter o diagnóstico e o apoio de que precisa. |
Para saber mais
Clique aqui e assista aos vídeos sobre "autismo de alto funcionamento" e "alterações sutis na comunicação no autismo".
Comments