Dúvidas frequentes sobre avaliação neuropsicológica
O que você precisa saber antes de contratar o serviço de avaliação neuropsicológica
EM QUE CONSISTE A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
É um tipo de exame complementar que é realizado em 3 etapas: anamnese, aplicação de testes neuropsicológicos e entrevista devolutiva para entrega do laudo e esclarecimento de dúvidas quanto ao mesmo.
Seu objetivo principal é identificar o perfil neuropsicológico. Esse perfil dá informações sobre os pontos fortes e fracos da pessoa no que diz respeito às funções cognitivas e à características de personalidade.
Saber este perfil nos permite identificar melhor as necessidades da pessoa para estimular as habilidades menos desenvolvidas e ajudar a pessoa a aproveitar melhor as habilidades que são seu ponto forte.
Portanto, ela é útil tanto para ajudar no diagnóstico de transtornos quanto nos casos em que não há uma suspeita de Transtorno (como em casos de avaliação neuropsicológica para investigar superdotação/altas habilidades).
O QUE É AVALIADO NAS SESSÕES DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
São aplicados testes neuropsicológicos que são atividades padronizadas através das quais avaliamos o funcionamento cerebral para sabermos se as habilidades cognitivas estão de acordo com o esperado para a idade e escolaridade.
As funções cognitivas avaliadas são: inteligência, memória, atenção, linguagem, funções executivas, praxias e habilidades acadêmicas.
Nessas consultas também são avaliados sinais e sintomas de transtornos neuropsiquiátricos (ansiedade, depressão, TDAH, autismo ...) e identificadas características cognitivas e socioemocionais de superdotação/altas habilidades.
TODO PSICÓLOGO PODE REALIZAR AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
Somente psicólogos que possuem especialização em Neuropsicologia estão devidamente habilitados para realizar os procedimentos requeridos na avaliação neuropsicológica, embora não exista legislação que especifique a obrigatoriedade de especialização para realizar este serviço.
QUANTO TEMPO DEMORA A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
A duração de cada sessão pode variar entre 30 e 60 minutos de duração. Por ser um procedimento complexo, todo o processo da avaliação neuropsicológica leva algumas semanas. Não é possível precisar o número exato de sessões que serão necessárias pois estas variam em função de características individuais dos pacientes (idade, velocidade de execução das atividades, indicação clínica...).
Após a consulta inicial de anamnese, com o paciente ou seus cuidadores, são agendadas as sessões para aplicação dos testes neuropsicológicos e realização da observação clínica com o paciente. Após a conclusão da aplicação de testes e a elaboração do laudo, é agendada a última sessão para entrevista devolutiva em que é entregue o laudo e fornecidas explicações quanto ao resultado.
O número de sessões para aplicação de testes varia em cada caso em função dos dados informados na consulta inicial que determinarão a quantidade e quais os testes que serão aplicados e do ritmo do paciente na realização dos mesmos.
É POSSÍVEL FAZER AVALIAÇÃO ONLINE?
Realizo avaliação online apenas de adultos. Na avaliação online há uma restrição na aplicação de alguns testes que não têm ainda padronização para aplicação online. Mas isto não impede a realização da avaliação e nem reduz sua eficácia para auxílio no diagnóstico porque nenhum diagnóstico é baseado apenas em resultado de testes neuropsicológicos. A principal técnica para diagnóstico é a entrevista com o paciente e com fontes de informação complementar (familiares, amigos) e análise de documentos (relatórios e outros se houver).
Conforme a hipótese diagóstica a ser investigada e as características do paciente a avaliação neuropsicológica presencial pode ser mais indicada. Por isto, antes do agedamento, é feita uma triagem a fim de que o paciente não sofra com o inconveniente de investir tempo e dinheiro num procedimento (avaliação online) que pode não ser o mais indicado para sua necessidade específica.
PRECISA DE ENCAMINHAMENTO MÉDICO?
Qualquer profissional (psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais) pode sugerir ao paciente que ele faça uma avaliação neuropsicológica.
Da mesma forma que a família pode procurar por sua própria iniciativa um neuropsicólogo para realizar o exame. Não é necessário encaminhamento médico para a realização do exame.
A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA É SUFICIENTE PARA TER UM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO, TDAH OU OUTRO TRANSTORNO MENTAL ?
A avaliação neuropsicológica é um exame complementar. Todo diagnóstico é melhor estabelecido quando realizado por uma equipe multidisciplinar (médico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional) e muitas vezes necessita de diferentes exames complementares. Embora o Psicólogo, por lei, possa dar diagnóstico de transtornos mentais, para fins de garantia de direito é necessário o Laudo Médico confirmando o diagnóstico.
Desta forma, após a avaliação neuropsicológica o paciente receberá encaminhamento para um médico (neurologista ou psiquiatra) para que seja dada continuidade ao processo diagnóstico para a emissão do Laudo Médico.
MEU PLANO DE SAÚDE COBRE O EXAME?
A avaliação neuropsicológica não é um procedimento de cobertura obrigatória pelos planos de saúde segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS). Portanto, este tipo de exame pode não ser realizado pelo plano de saúde. Com o aumento da prescrição médica para este exame, alguns Planos têm oferecido reembolso do procedimento. Vale a pena verificar direto com seu Plano se há esta opção.
Caso não haja cobertura ou reembolso pelo Plano, o pagamento deve ser feito pelo interessado diretamente ao profissional. Na minha experiência, os meus pacientes que conseguiram reembolso junto ao seu Plano de Saúde receberam o valor correspondente ao que é repassado por sessão de psicoterapia, o que pode ser inferior ao valor total do exame, conforme a tabela de repasse de reembolso de cada plano.
Para maiores informações sobre reembolso deste exame favor verificar junto ao seu Plano de Saúde.
É POSSÍVEL REALIZAR ESTE EXAME DE FORMA GRATUITA?
Se você precisa realizar uma avaliação neuropsicológica mas tem esbarrado em dificuldades financeiras para ter acesso a este exame siga os passos a seguir:
-
Passar por um médico do SUS e solicitar o encaminhamento para realizar a avaliação neuropsicológica.
-
Procurar o setor de Protocolo da Prefeitura do município onde o paciente reside e se informar sobre como abrir um processo para pagamento de exame.
-
Anexar os documentos solicitados pelo setor de protocolo junto ao processo e acompanhar o andamento do processo na prefeitura.
A prefeitura do seu município analisará seu pedido e, havendo deferimento, será aberto um processo de licitação para a contratação do profissional que realizará a avaliação neuropsicológica. Nesta opção não será possível que você escolha o profissional que deseja.
QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE PAGAMENTO E PARCELAMENTO?
O valor do exame pode ser pago à vista ou parcelado em até 3x sem juros por transferência, PIX ou boleto.
QUAL É O PREÇO DESTE EXAME?
O preço deste exame é referente a todo procedimento necessário para sua realização, levando-se em consideração os instrumentos que devem ser adquiridos pelo profissional, as horas empregadas tanto na realização das entrevistas com informantes (familiares, amigos, responsáveis e profissionais que realizam acompanhamento) quanto na aplicação e correção dos testes para posterior elaboração do laudo neuropsicológico e o custo com deslocamento em visitas para entrevista de anamnese complementar e orientação a informantes (escolas quando necessário).
Uma vez que o trabalho do neuropsicólogo ultrapassa o tempo empregado durante as sessões de avaliação em consultório, não é realizada cobrança por sessão.
Entre em contato no botão abaixo para consultar o valor.